Filatelia

Colecionar selos é uma arte e um hobby - está entre os mais clássicos e populares tipos de coleção, com praticantes de todas as idades em todo mundo. A filatelia abre portas a novos mundos, é uma forma muito prazerosa de adquirir conhecimentos, pois desperta curiosidade e instiga ao estudo – é uma maneira bastante interessante de desenvolver a prática da organização e da disciplina, quase instintivamente.

Há basicamente duas formas de colecionar: por país ou por tema.

As coleções por países são chamadas “Clássicas” – trata-se de obter todas peças de determinado país, organizando-as, basicamente, por ordem cronológica.

As coleções temáticas são praticamente infinitas – escolhe-se o(s) assunto(s) de seu interesse e desenvolve-se a coleção na linha dele(s), como por exemplo: Fauna, Flora, Transportes, Artes, Personalidades, Escotismo, Música, Esportes, Religião, Astronomia.

Os temas, por sua vez, ainda podem ser subdivididos, tornando sua coleção mais específica ainda – veja os exemplos a seguir:

  • Fauna: mamíferos, aves, peixes, moluscos, anfíbios, insetos, borboletas, cães, gatos,  dinossauros, cavalos, macacos;
  • Flora: cogumelos, flores, árvores, ervas, orquídeas;
  • Transportes: trens, automóveis (carros, motos, caminhões, ônibus,...), aeronaves (aviões, balões, helicópteros, naves espaciais,...) embarcações (navios, barcos, embarcações a vela,...);
  • Esportes: futebol, olimpíadas, copas do mundo e outras modalidades.

Como se vê, não há limites quanto o que colecionar – há selos para todas áreas de interesse e gostos pessoais. Aliás, esta é a principal razão para se colecionar selos: por prazer!

HAVEN - 1995-2018